Allane Campanelli

quinta-feira, 2 de setembro de 2010


Moda Vintage ou Moda Retrô!

4




Ultimamente tem se falado muito da moda retrô e vintage que viraram verdadeiros hits. Com as décadas passadas cada vez mais presentes na moda atual, existe uma confusão sobre a diferença dos termos vintage e retrô, que não significam a mesma coisa.

Moda Vintage é uma moda retrógrada, uma recuperação de estilos dos anos 1920 a 1960.
Alguns estilistas atribuem ao retorno das modas setentistas, oitentistas e noventistas um certo teor "vintage", mas, por serem relativamente recentes, o termo não é devidamente atribuído a estas décadas.
Roupas com tecidos propositalmente "desgastados" também são chamados vintage, justamente por ter uma aparência de usado, antigo, de outra época. Mas tambem sendo usada em outras epocas , a Moda vintage é um estilo unico. Vintage não é tendencia, por isso, nunca "sai da moda".
Vintage é uma peça que mesmo possuindo várias décadas continua em perfeito estado de conservação é um item de fato antigo e que fez moda na sua década, precisa-se pelo menos de duas décadas para ser dado o nome de vintage..

O resgate da moda "pin-up" é um excelente exemplo de "moda vintage". Outro exemplo são os sapatos Oxford que é esilo "oldschool" (fazia parte de um uniforme da universidade de Oxford). As pin-ups Dita von Teese e também a Beth Boop também são exemplos de moda vintage.



Moda Retrô é um relançamento de uma moda, ou seja uma peça nova com estilo e modelagem que remetem aos anos 60/50/40 é algo novo, relançado igual ou parecido, com referências ao antigo.
Retrô significa “para trás” ou “dentro após épocas”, a moda retrô em poucas palavras é uma releitura do passado, uma retrospectiva do que já foi visto.
Atualmente faz muito sucesso aqui no nosso país, mas na Europa sua fama já existe há algum tempo, pois os brechós surgiram para ficar com o resto das coleções , algumas pessoas nem imaginam que nos brechós existem inúmeras possibilidades de peças e combinações que podem fazer por um preço mais acessível. O que fazer é um procurar um brechó legal e se jogas nas peças! Mas, você também pode comprar peças nas lojas com o estilo vintage.
Por exemplo, da década de 60 podemos pegar base em vestidos soltinhos, sapatilhas e calça cigarrete. Nos anos 40, podemos pegar o estilo militar e saias rodadas. Na década de 20 temos colares longos, vestidos e cabelos curtos.



Vestido retrô, saia godê marcada na cintura com cinto largo estilo anos 50 e acessórios coloridos e engraçadinhos fazem parte do visual de Katy cultua um visual inspirado nas pin-ups, usando sempre um modelito vintage.


4 comentários:

Kawane disse...

adoorei seu blog !

participe do sorteio em meu blog
www.coisa.demenina.zip.net

Jéssica Vieira disse...

AMO MODA VINTAGE, parabéns pelo blog!

Unknown disse...

Olá,
Adorei seu blog, estou para abrir uma loja ano que vem com o nome retrô e a decoração com pin up, além de roupas vintage, tbm vai ter roupas atuais.
Beijos e sucesso. ^^

luciadiniz disse...

Que lugar mais lindo1 e perfeito,amo tudo por aqui e vou voltar sempre.

Postar um comentário